Itália – Dicas Úteis

Olá!

Já fiz um post sobre a Itália (AQUI), mas nada melhor do que conhecer pessoalmente o lugar, para você poder dar muitoooo mais dicas!
A partir de hoje vou fazer um sequência de posts sobre a Itália, com dicas de todas as cidades que conheci!

Bem, mas antes de começar a falar sobre as cidades, quero dar algumas dicas para ajudá-lo a programar sua viagem.

POR ONDE COMEÇAR A SUA VIAGEM
Sugiro começar visitando Roma, e depois ir, de carro, para o norte da Itália.
A viagem que eu fiz levou 26 dias e não deu tempo de conhecer as cidades que ficam ao sul de Roma.
Não adianta você querer passar correndo pela Itália, ou apenas por Roma e dizer que você conheceu a Itália. Cada estado tem sua peculiaridade e sua história, e um é completamente diferente do outro.

ALUGUEL DE CARRO
Recomendo você fazer sua viagem pela Itália de carro, pois você pode ir parando em cidades menores que ficam no meio do seu caminho, e que se você estiver de trem não terá oportunidade de conhecê-las!
Não esqueça de fazer a reserva do carro com antecedência. Eu usei a Avis e não tive nenhum problema.
Ou melhor, quando fiz a reserva do carro eu quis fazer também a reserva do GPS, mas me disseram que não seria necessário reservaá-lo. Quando fomos pegar o carro na Itália não tinha GPS disponivel e acabamos comprando um mapa. Claro que não deu certo e não recomendo, pois o mapa funciona legal na estrada, mas dentro das cidades você acaba perdendo muito tempo para chegar aos lugares que quer.
Se você tiver a oportunidade, leve um GPS já aqui do Brasil com o mapa da Itália instalado, pois sai mais barato você comprar um GSP, do que pagar o seu aluguel.
Eu acabei comprando um lá, e foi uma das minhas melhores compras!

ESTRADAS NA ITÁLIA
Preste muito atenção nesta dica, para não acontecer com você o que aconteceu comigo!
O pedágio, você paga por kilômetro rodado. Então, você passará em um pedágio logo que entrar em uma estrada, e neste pegágio não terá que pagar nada, mas sim, apenas pegar um ticket que servirá para marcar o quanto você andou na estrada. E quando for sair da estrada para entrar em alguma cidade, você passará por outro pedágio, que aí sim você mostrará o seu ticket inicial e pagará.
Mas preste atenção em qual guichê do pedágio irá passar (em cima de cada guichê tem uma placa com o desenho de qual tipo de pagamento que aquele guichê aceita), pois tem 3 tipos: 1) para quem já tem o cartão (funciona mais ou menos como o “sem parar” do Brasil, mas é um cartão; 2) o outro é uma máquina que te atenderá, você clica no botão e sai o ticket, ou se for a hora de pagar você insere o ticket e ela te mostrará quanto você terá que pagar; e 3) uma pessoa te atenderá (a qual eu te aconselho ir se você nunca tiver pegado a estrada e tiver alguma dúvida de como pagar).
O meu problema foi que eu acabei pegando um guichê para quem já tem o cartão (nosso “sem parar”) e nestes guichês não te sai ticket algum. Quando eu fui sair da estrada eu não tinha ticket para colocar no guichê, e logo, a máquina não sabia quanto eu tinha percorrido e não me mostrou valor algum para pagar. Eu tive que apertar o botão de ajuda e uma “voz” da máquina apareceu para meu ajudar. Tentei explicar que não havia recebido o ticket ao entrar na estrada, mas nestes casos você paga um valor cheio, como se fosse uma multa, e que é bem caro, de 60 a 100 Euros.

O CARRO NOS CENTROS HISTÓRICOS
Esta é outra dica muito importante! Nem em todos os centros históricos das cidades você pode entrar com carro.
Então, antes de ir procure saber se aquela cidade você pode passar além do muro com o carro, ou se terá que deixá-lo antes do muro, e seguir a pé. Sim, pois a maioria das cidades italianas são fechadas por muro. Na verdade antigamente eram, e hoje são seus centros históricos, e para fora do muro é para onde as cidades cresceram.
Se informe antes de ir pois em algumas cidades tem placa na entrada dizendo se é proibida a entrada de carro não autorizado, mas em outras cidades não tem.
E se você entrar em centros não autorizados, você levará uma multa e bem alta! Todas as entradas são filmadas, então não terá como eles não te multarem. E se você tiver com um carro alugado, a empresa debitará no seu cartão de crédito o valor daquela multa.

HOTÉIS
Recomendo você pagar um pouquinho mais no hotel e ficar num lugar melhor localizado, pois nas cidades você não usará carro, mas sim, fará a maior parte do passeio a pé. Então é melhor já estar perto dos lugares que irá querer conhecer!
Outra dica é que quando for fazer a sua reserva do hotel, veja se o hotel tem estacionamento, pois nem todos tem. Se ele tiver, mande um e-mail ao hotel fazendo a reserva de uma vaga, pois como a maioria dos hotéis tem estacionamentos pequenos, não tem vaga de carro para todos os quartos, então se você não fizer a reserva da sua vaga, corre o risco de chegar no hotel e não conseguir deixar o seu carro lá.

Espero tê-lo ajudado a tirar algumas dúvidas. E caso queira saber alguma outra coisa é só me escrever!

Abraço, Gi

1333872044789

5 opiniões sobre “Itália – Dicas Úteis

  1. Gostei muito, pois muita gente simplesmente diz: vou alugar um carro, mas não tem a mínima idéia de como funciona.

  2. Pingback: Firenze – Itália | Adooooro

  3. Texto mais instrutivo, não achei! Obrigada! Mas me resta uma dúvida quanto ao valor do pedágio custa muito? Vale muito a pena alugar um carro por conta da infinidade de cidades e paisagens que se pode aproveitar mas e o custo? desde já, muito obrigada pela atenção =)

  4. Olá Wollia!
    O pedagio é por km rodado e não um preço fixo igual é no Brasil, por isso não é caro.
    Quanto ao aluguel de carro sugiro ver os preços no site das locadoras, pois o preço depende do modelo do carro, do tempo que vai ficar… Mas com certeza vale muito a pena alugar um carro para apreciar as pequenas cidades do caminho, as quais se você estiver de ônibus não irá conhecer.
    Abraço, Gi

  5. Olha só já estava partindo de Veneza para Milão quando li este texto maravilhoso, me ajudou muito obrigado.

Deixe uma resposta

