Horário de Verão

O horário de verão começa no próximo dia 16. Os relógios devem ser adiantados em 1 hora em dez Estados das Regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul (São Paulo, Rio, Minas, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná). A mudança vai vigorar até 19 de fevereiro.

O horário alternativo é adotado anualmente desde 1.985 para economizar energia elétrica na maior parte da primavera e do verão, quando o sol se põe mais tarde. Na última temporada, no entanto, a redução do consumo de energia foi 8,15% menor do que a do horário de verão 2.009/2.010. A redução da demanda no horário de pico foi de 2.376 MW – no anterior foi de 2.587, o que representa uma diferença de 211 MW. O ganho com a redução, no entanto, foi o mesmo nos dois períodos: R$ 30 milhões.

Desde 2.008, o início e o fim do horário ocorrem no terceiro domingo de outubro e no terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte. A primeira edição do horário de verão ocorreu em 1931 e a abrangência variou, chegando a ser nacional – o formato atual data de 2003.

 

Então, não vamos esquecer de ajustar nosso relógios no próximo dia 16!

2 opiniões sobre “Horário de Verão

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s