Marcinha Almeida em Portugal

Recebi a mensagem abaixo da minha amiga Marcinha Almeida, que hoje está morando em Portugal.

By Marcia Almeida: “Depois de alguns meses morando em Portugal, já vou começando a entender e perceber algumas peculariedades  que só se notam quando você já não está mais a passeio. Morar fora do Brasil, para algumas pessoas é um sonho, um objetivo. Para mim, além de tudo isso, é um aprendizado. Tá certo que isso eu já sabia, mas confesso que estou um pouco surpresa:

  1. O Brasil não é melhor nem pior que nenhum outro país. Temos que aprender a valorizar as coisas boas e tentar mudar as não tão boas assim.
  2. Nossos profissionais são muito bem preparados.
  3. Não temos preguiça e nem vergonha de trabalhar, o exemplo está nas praias, no sinais…

São coisas, que são muito boas, e que na minha percepção foram criadas pelas dificuldades que estamos habituados a viver.

O mundo coorporativo brasileiro é mais concorrido, é mais complicado, só tendo o nosso famoso jeitinho para se dar bem! Aqui o tradicionalismo, o tempo de casa e posição dos empregados muda o modo das empresas serem, são diferentes do que estamos acostumados.  Não que seja bom ou ruim, apenas é diferente…culturas diferentes.

O otimismo inato do brasileiro clareia o futuro, aqui “em meio a crise” ( que depois comento mais) as pessoas são mais pessimistas, dizem por todos os lados que as coisa ainda vão piorar.

Falando agora da crise:  o que eles chamam de crise, nos brasileiros chamamos de dia a dia. Creio que na época dos contos portugueses ( a moeda local antes do euro) as coisas eram mais fáceis, havia mais emprego, a moeda era mais forte. Mas o que Portugal vive hoje, penso eu que seja um aprimoramento. Como nós temos muitas coisas para aprender com eles, também os portugueses podem aproveitar nossa grande presença aqui e aprender a passar por crises e dificuldades sem temer tanto o futuro, conquistando mais coragem pra vencer o que vem pela frente.

Veio até mim, na loja onde eu trabalho, um português com seus 40 anos me pedir dinheiro ou algum trabalho. Então perguntei a ele do que costumava trabalhar, a resposta me surpreendeu:  ele nunca precisou trabalhar e agora ele buscava uma oportunidade, já que não tinha mais nada, e ninguém a dava.  Mesmo sem poder ajudá-lo  ele agradeceu pela conversa e citou que gostava mais de brasileiros pois são mais humanos.

Apesar de tudo o que vemos no Brasil, eles agora estão aprendendo uma lição que já temos de cor!”

3 opiniões sobre “Marcinha Almeida em Portugal

  1. olha estive recente en lisboa,gostei muito ,gostaria de saber mais como é viver ai em portugal
    sou brasileira e nunca sai do brasil
    gostaria de conversar com vç se possival
    abraços
    micheline

  2. Olá Micheline!
    Quem está morando em Portugal é minha amiga Marcinha.
    Eu moro aqui no Brasil.
    Você gostaria de fazer um post sobre Lisboa?
    Abraço, Gi

Deixe uma resposta

