Marcinha Almeida em Portugal

Recebi a mensagem abaixo da minha amiga Marcinha Almeida, que hoje está morando em Portugal.

By Marcia Almeida: “Depois de alguns meses morando em Portugal, já vou começando a entender e perceber algumas peculariedades  que só se notam quando você já não está mais a passeio. Morar fora do Brasil, para algumas pessoas é um sonho, um objetivo. Para mim, além de tudo isso, é um aprendizado. Tá certo que isso eu já sabia, mas confesso que estou um pouco surpresa:

  1. O Brasil não é melhor nem pior que nenhum outro país. Temos que aprender a valorizar as coisas boas e tentar mudar as não tão boas assim.
  2. Nossos profissionais são muito bem preparados.
  3. Não temos preguiça e nem vergonha de trabalhar, o exemplo está nas praias, no sinais…

São coisas, que são muito boas, e que na minha percepção foram criadas pelas dificuldades que estamos habituados a viver.

O mundo coorporativo brasileiro é mais concorrido, é mais complicado, só tendo o nosso famoso jeitinho para se dar bem! Aqui o tradicionalismo, o tempo de casa e posição dos empregados muda o modo das empresas serem, são diferentes do que estamos acostumados.  Não que seja bom ou ruim, apenas é diferente…culturas diferentes.

O otimismo inato do brasileiro clareia o futuro, aqui “em meio a crise” ( que depois comento mais) as pessoas são mais pessimistas, dizem por todos os lados que as coisa ainda vão piorar.

Falando agora da crise:  o que eles chamam de crise, nos brasileiros chamamos de dia a dia. Creio que na época dos contos portugueses ( a moeda local antes do euro) as coisas eram mais fáceis, havia mais emprego, a moeda era mais forte. Mas o que Portugal vive hoje, penso eu que seja um aprimoramento. Como nós temos muitas coisas para aprender com eles, também os portugueses podem aproveitar nossa grande presença aqui e aprender a passar por crises e dificuldades sem temer tanto o futuro, conquistando mais coragem pra vencer o que vem pela frente.

Veio até mim, na loja onde eu trabalho, um português com seus 40 anos me pedir dinheiro ou algum trabalho. Então perguntei a ele do que costumava trabalhar, a resposta me surpreendeu:  ele nunca precisou trabalhar e agora ele buscava uma oportunidade, já que não tinha mais nada, e ninguém a dava.  Mesmo sem poder ajudá-lo  ele agradeceu pela conversa e citou que gostava mais de brasileiros pois são mais humanos.

Apesar de tudo o que vemos no Brasil, eles agora estão aprendendo uma lição que já temos de cor!”

3 opiniões sobre “Marcinha Almeida em Portugal

  1. olha estive recente en lisboa,gostei muito ,gostaria de saber mais como é viver ai em portugal
    sou brasileira e nunca sai do brasil
    gostaria de conversar com vç se possival
    abraços
    micheline

  2. Olá Micheline!
    Quem está morando em Portugal é minha amiga Marcinha.
    Eu moro aqui no Brasil.
    Você gostaria de fazer um post sobre Lisboa?
    Abraço, Gi

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s