Suflê de Queijo

Lendo o blog BBC à Mesa vi uma receita que me pareceu fácil de fazer e super saborosa! Mandei para minha mamis e pedi para ela testar! Ela testou e disse que minha irmã aprovou (ela fez para minha irmã provar pois minha irmã é vegetariana e minha mãe sempre faz umas receitas diferentes para ela)! Ela fez alguma pequenas mudanças e me mandou para que eu postasse para vocês!

Depois me digam se fizeram e o que acharam!

O suflê de Queijo

Ingredientes (para 4)

2 colheres de manteiga (e manteiga extra para untar a tigela)
1 colher e meia de sopa de farinha (e farinha extra para untar a tigela)
6 ovos, separados em 6 claras e 4 gemas
200 ml de leite
170 g de queijo tipo gruyere (usei cheddar, funcionou)  
50 g de parmesão ralado
2 colheres de chá de mostarda
1 colher de chá de sal

Modo de fazer:

-Esquente o forno a 190ºC.

-Unte uma tigela grande com manteiga e polvilhe com farinha.
-Em uma panela sobre fogo médio, derreta manteiga, adicione farinha, misture, acrescente o leite aos poucos até formar um creme (o bechamel) e acrescente o queijo e o sal.
-Continue mexendo até formar um creme homogêneo, retire do fogo
-Quando estiver mais morno, acrescente as gemas e a mostarda, misture
-Bata as claras em neve. usando uma espátula de plástico, “incorpore” a clara delicadamente ao creme (não é para misturar agressivamente as claras com o creme, mas para “ergue-las com cuidado do fundo da panela para cima”).
-Transfira a mistura para a tigela untada. Não esqueça de deixar uma borda, pois o suflê vai crescer.

-Com uma faca, abra um círculo no topo do creme, fazendo uma “coroa”. espalhe o queijo parmesão por cima.
-Coloque no forno e reduza a temperatura imediatamente para 175º
-Asse por 25 minutos, cheque, enfiando um espeto. Se este sair limpo, está pronto.
-Sirva com salada de agrião ou espinafre.

 Bom apetite !    

 Obs.1: Você pode usar outro tipo de queijo que lhe seja mais agradável ao paladar.

Obs.2: Pode também fazer meia receita, que dá para 2 pessoas. 

4 opiniões sobre “Suflê de Queijo

Deixe um comentário

